• Sonho Nómada – são retratos viajantes que contam historias pessoais e nos imergem na identidade de cada pessoa, sua relação com a cultura cigana e o sonho que passa de um coração a outro entre gerações, esse nomadismo interior e emotivo dos que nos inspiram no passado para atuar no presente e transformar o futuro. É uma Instalação Audiovisual dentro do projeto Lungo Drom.

Lungo Drom
é um projeto de arte participativa multidisciplinar, promovido pelo @umcoletivo_ e financiado pelo programa PARTIS & Art for Change da @fcgulbenkian e @fundlacaixa.
Lungo Drom, significa, em romani, “longa viagem”. Sua proposta consiste na criação de um Museu Nómada para partilhar a história do povo cigano, encontrando na intimidade de cada peça, concebida por artistas convidados a partir da história de vida de alunos e famílias, o enlace necessário para uma reflexão profunda, incentivando a pensar sobre a definição de cigano, os preconceitos associados e promovendo a autoestima e a valorização da sua cultura.

Nessa “Longa Viagem”, partilhar histórias é uma das necessidades básicas, o alimento para a alma (colectiva) e daí nasceu Sonho Nómada. A imagem de si viaja no tempo, não só no espaço. O que sonhamos também nos forma e move. Mas só podemos sonhar a partir de nosso próprio corpo e identidade. É o ciclo passado-futuro, autoconhecimento-projeção, que o presente confirma, elucidando um e construindo o outro. A obra está em progresso e estreia em 2024.